Publicações

4 minutos

A um mês da COP30, Brasil busca resgatar imagem do evento

Walk4Good

Publicado em

13 de outubro de 2025

Refluxo dos EUA sob Trump e repercussão negativa dos preços de hospedagem dão lugar a pautas mais positivas em setembro

Alessandro Janoni, Diretor de Pesquisas e Tendências da IC

Entre janeiro e julho deste ano, menções à COP30 em plataformas digitais brasileiras variaram de 11 mil a 21 mil ocorrências por mês. Em agosto, esse número quase triplicou – alcançou aproximadamente 54 mil menções contra 20 mil do mês anterior. O motivo foi a repercussão negativa dos preços das hospedagens em Belém, cidade-sede da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas em 2025.

Pesquisa da Imagem Corporativa, que rastreou entre janeiro e setembro deste ano, quase 187 mil menções ao evento em sites de conteúdo noticioso e redes sociais no Brasil mostra que a crise teve impacto importante sobre o que se falou do evento em agosto – o Tone of Voice, que mede o saldo de imagem positiva da COP30 caiu de 118 pontos em julho para 92 pontos no mês seguinte. O índice, que varia de zero (extremo negativo) a 200 (extremo positivo), nunca tinha ficado abaixo dos 100 pontos, fenômeno que indica conteúdo predominantemente negativo.

Em setembro, no entanto, o escore voltou a subir – foi para 122 pontos em meio à exposição que o governo promoveu da COP ao incluí-la como um dos eixos temáticos nas comemorações do dia da independência, além da divulgação de pautas positivas como facilidades na emissão de vistos dos participantes e estratégias de segurança pública para Belém durante o evento.

Mas as polêmicas sobre a infraestrutura de Belém não dominaram majoritariamente a exposição do evento nas plataformas digitais. Se na pesquisa anterior da Imagem Corporativa, que cobria o primeiro trimestre do ano, as pautas ambientais lideravam com participação de 34%, nos últimos seis meses, no entanto, acordos e tratados assumiram a ponta, com 38% (era 30% no primeiro trimestre). Subtemas correlacionados ao meio ambiente perderam sete pontos percentuais de participação no mesmo espaço de tempo (ficam agora com 27%).

O resultado tem correlação com reflexos do governo Trump sobre o evento, especialmente a saída dos EUA do acordo de Paris, cortes de financiamento a programas de preservação e a reação dos BRICS ao tarifaço comercial do norte americano.

O dado é muito parecido com o obtido pelo rastreamento da cobertura da imprensa estrangeira feito pelo Grady College da Universidade da Georgia. No complemento do primeiro estudo, realizado em parceria com a IC e divulgado em março, percebe-se, na evolução dos últimos seis meses, picos de associação da COP30 às ações da nova gestão de Trump, principalmente em julho.

Não à toa, nesse mesmo espaço de tempo, os EUA passaram a figurar como o segundo país mais citado em associação ao evento, só atrás do anfitrião Brasil. Em conteúdo, é o que apresenta proporcionalmente mais referências negativas.

 

Impacto sobre governo do Pará tem saldo positivo

Quando se observa a exposição do Governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), em associação à COP30, percebe-se impacto expressivo do evento sobre a cobertura da gestão, tanto em termos quantitativos como qualitativos.

No ranking geral de exposição dos governadores, elaborado pela Imagem Corporativa de janeiro a setembro deste ano, o emedebista é o décimo segundo colocado dentre os 27 mandatários estaduais, com aproximadamente 2% de Share of Voice. Ao se filtrar os dados relativos ao evento da ONU, o paraense lidera com 51% e tem mediação técnica do jornalismo profissional (imprensa) em 90% dos casos. A COP aparece em mais de 40% das menções a Helder nas plataformas digitais do país.

 

Sobre a qualidade do conteúdo, o evento tem impacto positivo de 20% sobre a imagem do governo paraense – quando associados, o índice de Tone of Voice do emedebista chega a 134 pontos, 23 pontos percentuais acima de sua média geral.

Walk4Good

Vamos caminhar juntos rumo a
um futuro mais sustentável?

Entre em contato e descubra como podemos ajudar
sua organização a comunicar com propósito e gerar
impacto positivo.

Fale conosco

O que procura?